UOL


São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto contra a Alca e forró marcam a data

CÍNTIA CARDOSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Manifestações antiglobalização, discussão da conjuntura econômica, shows de forró, apresentação de boi-bumbá, missa e sorteios de brindes são algumas das atrações que as principais centrais sindicais do país preparam para comemorar o Dia do Trabalho.
No Rio de Janeiro, a CUT prepara um ato na Quinta da Boa Vista (zona norte da cidade) previsto para começar às 10h da manhã. Na ocasião, a central vai distribuir aos visitantes do parque panfletos com a história do 1º de Maio e uma análise da situação do mercado de trabalho brasileiro. Também estão previstos discursos com representantes do PDT, PT, PSTU e sindicalistas.
Segundo a entidade, não há previsão do número de participantes, mas foram impressos 5.000 folhetos e o ato deve se estender até as 13h. Os gastos com o evento não foram divulgados.
Já na Bahia, a central organiza um "ato show em clima de festa e luta", em Salvador. São esperados 20 mil manifestantes a partir das 15h no Terreiro de Jesus (no Pelourinho). A CUT e os sindicatos filiados desembolsaram R$ 20 mil para preparar o ato.
De acordo com a organização do evento, estão programadas manifestações contra o desemprego, contra a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e a favor de direitos trabalhistas. Porém o foco será um protesto pela cassação do senador Antonio Calos Magalhães (PFL-BA).

Festas
Já as programações organizadas pela Força Sindical e pela SDS têm um caráter menos político e mais festivo.
Em Salvador, a SDS participa de missa pela manhã. Em Manaus, onde há a expectativa de atrair entre 14 mil e 15 mil pessoas, a central organiza um ato que inclui shows de boi-bumbá e de forró com artistas locais.
Os eventos da Força Sindical no país são semelhantes aos da capital de São Paulo: shows de música e sorteios de automóveis. No Rio de Janeiro, a comemoração acontece pela manhã em São Gonçalo (região metropolitana).


Texto Anterior: Trabalho: Força faz evento; CUT pulveriza 1º de Maio
Próximo Texto: Brasileiro perde 10% da renda desde 96
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.