São Paulo, Sábado, 01 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenspan é âncora da expansão, diz Fischer

MARCIO AITH
de Washington

Em seu manual de macroeconomia, escrito em conjunto com o economista Rudiger Dornbusch, Stanley Fischer explica as razões pelas quais, em sua visão, todo período de expansão econômica um dia acaba. "Uma longa expansão sempre reduz muito o desemprego, causa pressões inflacionárias e, portanto, acaba levando as políticas econômicas a combater a inflação -e tais políticas normalmente trazem recessões."
Embora o desempenho da economia dos EUA aparentemente contradiga essa hipótese (já que o período de expansão desde 91 não está sendo acompanhado por inflação), Fischer insiste e ri das pessoas que acreditam no final da teoria dos ciclos de negócios.
Diretor-gerente-adjunto do FMI, Fischer diz que o sucesso dos EUA é um caso que resulta de boas políticas econômicas. "Não é o caso de cogitar o fim dos ciclos ou, como alguns dizem, pregar o fim da história", disse à Folha na quinta.
Fischer diz que a âncora desse crescimento seguro é o presidente do Fed, Alan Greenspan. "Ele fez três reduções acertadas nos juros. Alguns dizem que a última teria sido desnecessária, mas eu discordo. Ele está fazendo tudo certo."


Texto Anterior: PIB dos EUA cresce 4,5% e surpreende
Próximo Texto: Oferta pela YPF eleva Bolsa na Argentina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.