UOL


São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divulgação de taxa é a primeira desde queda de diretor-executivo do Seade

DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa com o índice de desemprego total de 20,6%, verificado em maio na Grande São Paulo, foi a primeira a ser divulgada pela Fundação Seade e pelo Dieese após a saída de José Eli da Veiga, diretor-executivo da fundação.
Até ontem à noite, não havia definição de quem ocuparia seu cargo na entidade. A fundação está subordinada à Secretaria da Economia e do Planejamento do Estado de São Paulo e calcula desde 85, em parceria com o Dieese, o desemprego na região metropolitana de São Paulo.
O secretário Andrea Calabi (Planejamento) se reuniu ontem com o conselho curador da fundação para decidir quem seria o novo diretor da instituição.
Eli da Veiga se demitiu na última quarta-feira depois de travar uma disputa pública com a direção do Dieese durante três semanas. Ele discordava da forma como os índices de desemprego vinham sendo divulgados pelas duas instituições -somando as taxas de desemprego aberta (quem procura emprego e está sem trabalho), oculto pelo trabalho precário (quem faz bico e procura emprego) e oculto pelo desalento (desistiu temporariamente de procurar emprego, mas saiu em busca nos últimos 12 meses).
A saída de Eli da Veiga ocorreu após o governador Geraldo Alckmin ter declarado às centrais sindicais apoio ao convênio com o Dieese. Na ocasião, ele disse que não haveria "rompimento" com a metodologia da pesquisa.
Em clima de cautela, os técnicos das duas instituições divulgaram ontem as três taxas de desemprego, além do índice total. "Assim que o nome do novo diretor for definido, vamos retomar a discussão metodológica até porque nosso objetivo é sempre aprimorar a pesquisa e esclarecer as pessoas", diz Paula Montagner, da Fundação Seade. (CR)


Texto Anterior: Renda média do trabalhador está nos menores patamares desde 1985
Próximo Texto: Contas nacionais: Arrocho eleva taxa de poupança para 20,38% do PIB
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.