São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002

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MÍDIA

Família Marinho terá participação acionária reduzida na empresa de 54% para 49,9%; Murdoch assume controle

Globo perde o controle da TV paga Sky

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

A Globopar (Globo S.A) informou ontem que deixará de ser acionista controladora da empresa de TV paga via satélite Sky (NetSat Serviços) no Brasil. A família Marinho tem hoje 54% do negócio e sua participação cairá para 49,9%.
O controle ficará com os acionistas norte-americanos News Corporation (dona, atualmente, de 36% das ações) e Liberty Media, que tem 10% do capital.
Em comunicado oficial, a Globo disse que sua participação na Sky pode diminuir mais, na medida que a News Corporation, do magnata mundial das comunicações, Rupert Murdoch, fizer novos aportes de recursos.
A redução da presença do grupo faz parte da estratégia da Globo de se concentrar na produção de conteúdo de informação e entretenimento, diz o comunicado.
A programação da Sky continuará a cargo da Net Brasil, empresa de distribuição de programação para TV paga da Globo.
Nos anos 90, as Organizações Globo concentraram seus investimentos em redes de distribuição de TV por assinatura e a principal delas foi a Globo Cabo (atual Net Serviços), que acumula cerca de R$ 1,6 bilhão em dívidas. A família Marinho também está reduzindo sua participação na Net Serviços.
O grupo não informa o valor da negociação com Murdoch. Quando a empresa foi constituída, em 1995, os acionistas previam investir US$ 500 milhões em cinco anos. Segundo informações do mercado, a cifra já teria sido em muito ultrapassada.
A empresa fechou o primeiro trimestre com 710 mil assinantes. Sua principal concorrente, a DirecTV, não informa o número de clientes no Brasil. Segundo a revista PayTV, especializada em televisão por assinatura, a DirecTV tem perto de 435 mil assinantes, enquanto a terceira operadora, a nacional TecSat, teria 60 mil.
Enquanto a Globo deixa de ser controladora da Sky no Brasil, a DirecTV negocia nos Estados Unidos a venda de suas operações na América Latina para a News.
A família Marinho associou-se a Rupert Murdoch, em julho de 95, para enfrentar a concorrência do grupo Abril, que, na ocasião, havia se associado à Hughes Communications para o lançamento da DirecTV. Posteriormente, a Abril vendeu sua participação.
A Sky tem apresentado prejuízos sistemáticos. No final de 2000, ela já acumulava US$ 653,15 milhões em prejuízos.



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