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MÍDIA
Família Marinho terá participação acionária reduzida na empresa de 54% para 49,9%; Murdoch assume controle
Globo perde o controle da TV paga Sky
ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO
A Globopar (Globo S.A) informou ontem que deixará de ser
acionista controladora da empresa de TV paga via satélite Sky
(NetSat Serviços) no Brasil. A família Marinho tem hoje 54% do
negócio e sua participação cairá
para 49,9%.
O controle ficará com os acionistas norte-americanos News
Corporation (dona, atualmente,
de 36% das ações) e Liberty Media, que tem 10% do capital.
Em comunicado oficial, a Globo
disse que sua participação na Sky
pode diminuir mais, na medida
que a News Corporation, do magnata mundial das comunicações,
Rupert Murdoch, fizer novos
aportes de recursos.
A redução da presença do grupo faz parte da estratégia da Globo de se concentrar na produção
de conteúdo de informação e entretenimento, diz o comunicado.
A programação da Sky continuará a cargo da Net Brasil, empresa de distribuição de programação para TV paga da Globo.
Nos anos 90, as Organizações
Globo concentraram seus investimentos em redes de distribuição
de TV por assinatura e a principal
delas foi a Globo Cabo (atual Net
Serviços), que acumula cerca de
R$ 1,6 bilhão em dívidas. A família
Marinho também está reduzindo
sua participação na Net Serviços.
O grupo não informa o valor da
negociação com Murdoch. Quando a empresa foi constituída, em
1995, os acionistas previam investir US$ 500 milhões em cinco
anos. Segundo informações do
mercado, a cifra já teria sido em
muito ultrapassada.
A empresa fechou o primeiro
trimestre com 710 mil assinantes.
Sua principal concorrente, a DirecTV, não informa o número de
clientes no Brasil. Segundo a revista PayTV, especializada em televisão por assinatura, a DirecTV
tem perto de 435 mil assinantes,
enquanto a terceira operadora, a
nacional TecSat, teria 60 mil.
Enquanto a Globo deixa de ser
controladora da Sky no Brasil, a
DirecTV negocia nos Estados
Unidos a venda de suas operações
na América Latina para a News.
A família Marinho associou-se a
Rupert Murdoch, em julho de 95,
para enfrentar a concorrência do
grupo Abril, que, na ocasião, havia se associado à Hughes Communications para o lançamento
da DirecTV. Posteriormente, a
Abril vendeu sua participação.
A Sky tem apresentado prejuízos sistemáticos. No final de 2000,
ela já acumulava US$ 653,15 milhões em prejuízos.
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