São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Abaixo da de 2001
A previsão de uma safra de grãos recorde não se confirmou neste ano. A produção nacional deverá ficar em 97,8 milhões de toneladas, 0,7% abaixo do volume de 2001, segundo dados do IBGE. A região Sul liderou a produção, com 43,7 milhões de toneladas. A seguir veio o Centro-Oeste, com 31,3 milhões.

Queda no inverno
Dois produtos foram responsáveis pela queda. No período do verão, a maior redução ficou para o milho (queda de 6 milhões de toneladas). No inverno, a maior queda ficou para o trigo, que terá redução de 14%. Os dados do trigo ainda não são definitivos.

Safra paulista
A safra de grãos de verão do Estado de São Paulo deverá crescer 2,71%, para 1,57 milhão de hectares em 2003, conforme previsões do IEA e da Cati, órgãos da Secretaria de Agricultura. Os destaques ficam para as áreas de milho, que cresce 2,9%, e de soja, que aumenta 5,17%. Já a área do feijão das águas deverá cair 7,98%.

Deterioração
Os dados de quebra de safra na Austrália não param de surpreender. Os mais recentes mostram que a produção total de grãos do país deverá ficar abaixo de 15 milhões de toneladas, menos da metade dos 34 milhões do ano passado. Só a quebra de trigo será de quase 15 milhões de toneladas.

Vacinação
O país inicia hoje uma vacinação contra a febre aftosa, que deverá consumir 139 milhões de doses de vacina até o final deste mês. Segundo o Sindan, 68% desse volume já foi comercializado.

Preços recordes
O óleo de soja atingiu preço recorde ontem no contrato de dezembro, em Chicago. A quebra na produção de soja e a redução de oferta de outros óleos, como os de canola e de palma, "puseram fogo no mercado", diz Seneri Paludo, da Agência Rural, de Curitiba.

Soja pega carona
O contrato de dezembro do óleo de soja subiu para 21,84 centavos de dólar por libra-peso. A soja pegou carona e teve reajuste de 1,5% no primeiro contrato, subindo para 565,25 centavos de dólar por bushel na Bolsa de Chicago.

Exportações
Pela terceira semana consecutiva as exportações norte-americanas de soja ficaram acima das previsões, estabelecendo um novo recorde para o atual ano comercial, diz a Agência Rural. As exportações ajudaram na alta dos preços.

Crédito difícil
Suinocultores e avicultores estão com dificuldades para obter crédito bancário, segundo a Associação Paulista de Criadores de Suínos. Memorandos em algumas agências bancárias pedem cautela na liberação do crédito para os dois setores, o que não ocorre para a citricultura.

Algodão colorido
Já pode ser vista no Distrito Federal a primeira plantação experimental de algodão colorido. As primeiras maçãs do produto abriram nesta semana e têm cores verde e marrom, além do tradicional branco, segundo a Embrapa.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Bolsa se mantém acima dos 10 mil pontos
Próximo Texto: Transição: "Brasil só quebra se governo quiser"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.