UOL


São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bens de capital pagarão menos IPI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo também anunciou ontem que começará a reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre bens de capital (máquinas e equipamentos) a partir de janeiro de 2004.
Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, a redução será gradual e poderá chegar a uma alíquota zero no futuro. A alíquota média hoje é de 5%.
Se o governo decidir pela isenção, será editada uma medida provisória. Se a queda não resultar em isenção, a mudança poderá ser feita por decreto, que não exige necessidade de aprovação pelo Congresso. O governo arrecada cerca de R$ 3 bilhões com o imposto.
Também deverá ser editada uma medida provisória, que entrará em vigor em janeiro, para criar a "Conta Investimento". Por essa conta, o cliente de banco poderá passar de um investimento para outro sem pagar CPMF. O pagamento ocorreria na saída da conta para a primeira aplicação e no resgate definitivo do dinheiro.
O objetivo é retirar a CPMF na transferência de poupança, fundos de investimento, fundos imobiliários e outras aplicações.
O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, disse que o pacote lançado ontem visa atingir a produção. Isso não impede que o governo continue os estudos sobre as mudanças na tabela do IR das pessoas físicas.
A medida editada ontem ainda simplifica impostos já existentes e melhora a legislação aduaneira.


Texto Anterior: Tributos: Governo muda Cofins e deve arrecadar R$ 4 bi
Próximo Texto: Opinião econômica: O espetáculo de 2004
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.