São Paulo, sábado, 01 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

Zona do euro registra maior inflação em mais de seis anos

DA REDAÇÃO

A inflação dos países da zona do euro ficou em 3% no mês passado, segundo estimativa divulgada ontem, a maior alta em mais de seis anos. Os preços subiram 2,6% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado.
A elevação já era esperada, devido à alta nos alimentos e do petróleo, e deve elevar a pressão para que o BCE (Banco Central Europeu) corte a taxa de juros.
Ontem também foi divulgada a revisão do crescimento do terceiro trimestre. A economia dos países da zona do euro cresceu 2,7% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, quando havia se expandido em 2,5%. A previsão anterior mostrava avanço de 2,6%.
Na comparação com o trimestre anterior, o PIB (Produto Interno Bruto) dos 13 países que usam a moeda européia avançou 0,7% -no segundo trimestre, ele tinha sido de 0,3%. Não houve mudanças em relação à estimativa anterior.
Não houve alteração nos dados dos 27 países que integram a União Européia: crescimentos de 0,8% e de 2,9%.


Texto Anterior: Ásia: PIB indiano tem menor crescimento desde 2006
Próximo Texto: Investimento: Brasil é o 7º país mais atrativo para espanhóis, diz pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.