São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FGV espera impacto na inflação

da Reportagem Local

O programa de desregulamentação do setor de combustíveis anunciado ontem pelo governo vai ter um impacto na taxa de inflação deste mês.
O aumento da inflação deve ficar entre 0,30 ponto percentual e 0,32 ponto percentual no IGP-DI (Índice Geral de Preços), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), de acordo com Paulo Sidney de Melo Cota, chefe do Centro de Estudos de Preços da FGV, do Rio de Janeiro.
O economista calcula que o reajuste dos preços da gasolina, do gás de cozinha e do diesel aumentará em 0,38 ponto percentual o IPA (Índice de Preços por Atacado) e em 0,29 ponto percentual o IPC (Índice de Preços ao Consumidor).
Cota diz que o aumento dos preços de consumo na esteira da desregulamentação ocorrerá principalmente por causa do reajuste dos preços nas refinarias.
Para ele, a rede de abastecimento não deve repassar integralmente o aumento dos preços no atacado para os consumidores.
"A forte concorrência entre os distribuidores e os postos de abastecimento pode levar algumas redes a repassar apenas uma parte do aumento de custos para os consumidores", disse.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.