São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

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Posto repassa maior parte do aumento

da Reportagem Local

Os postos vão repassar para os consumidores a maior parte do aumento dos preços dos combustíveis nas refinarias, segundo o Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo).
José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sincopetro, disse que a "guerra de preços" entre os postos para atrair os consumidores provocou queda média de 10% dos preços nas bombas de gasolina nos últimos 12 meses.
"Apesar da forte concorrência, os varejistas vão ter de transferir custos para o consumidor."
Para Gouveia, o aumento dos preços a ser adotado pelos distribuidores e o grau da concorrência nas diferentes regiões do país vão determinar o percentual do aumento dos preços dos combustíveis para o consumidor final.
Segundo o Sincopetro, o preço médio de custo da gasolina para o varejista é de R$ 0,66 por litro e a margem de lucro média é de R$ 0,07 por litro.
"Isso significa que o comércio varejista de derivados de petróleo poderá ter redução de até 50% na margem de lucro se deixar de repassar um aumento de custos de 5% para os consumidores."



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