São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Indonésia deve recuar 15% em 98, diz governo

das agências internacionais

O PIB (Produto Interno Bruto) da Indonésia deve ter queda de 15% este ano, segundo estimativas do governo. Analistas estimam, no entanto, que a queda deve chegar a 20%. A inflação acumulada de janeiro a novembro deve chegar a 75,14%.
A recessão que atinge o país já levou mais de 80 milhões de indonésios a viver abaixo da linha de pobreza. O preço do arroz é três vezes superior ao do ano passado.
Nas últimas semanas, novos distúrbios voltaram a ocorrer no país. Uma onda de protestos culminou em maio passado com a renúncia do então presidente Suharto, que estava havia 32 anos no poder.
Ontem, o FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou que deverá adiar a decisão a respeito de uma nova remessa de recursos ao país. Será o segundo anúncio de adiamento em menos de um mês.
Até a próxima semana, o FMI não deve aprovar a entrega de outra parcela do pacote de ajuda de US$ 49 bilhões devido a alterações no seu cronograma.

Bolsas
Bolsas de Valores de países da Ásia voltaram a ter quedas significativas ontem.
A Bolsa de Hong Kong fechou com recuo de 3,16%, depois do anúncio feito na sexta-feira de que a economia da região teve queda de 7% no terceiro trimestre. Na Tailândia, as ações registraram queda de 2,75%. Na Indonésia, a Bolsa recuou 1,54%.
O mercado de Taiwan também registrou perdas. O principal índice sofreu recuo de 1,95%.
O governo tailandês deve anunciar hoje a revisão dos termos do acordo firmado com o FMI para receber uma ajuda de US$ 17,2 bilhões. Uma das principais mudanças é um aumento do déficit para 5% do PIB.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.