São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDICADORES DE 2005

Novos dados não eliminam receio de desaceleração

DA REPORTAGEM LOCAL

A economia continuou aquecida em fevereiro em comparação com o ano passado, apesar de alguns indicadores mostrarem desaceleração em relação a janeiro.
De acordo com dados divulgados ontem pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no mês passado os emplacamentos de automóveis e comerciais leves subiram 9,75% ante o mesmo período de 2004.
Os números, obtidos com base em informações do Renavan, mostram que em fevereiro foram emplacados 107.855 veículos, uma alta de 8,15% ante janeiro.
Segundo especialistas, a recuperação ocorreu porque a base de comparação, janeiro deste ano, foi muito fraca: em dezembro houve adiantamento de compras, e não foi possível sustentar o ritmo no primeiro mês de 2005.
Dados da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) ainda mostram recuperação na comparação com fevereiro do ano passado, mas recuaram ante janeiro: as consultas ao SPC, indicador das vendas a prazo, caíram 11,9% nessa comparação. Quanto ao Usecheque, indicador das vendas à vista, a queda foi de 7,2%.
Segundo Emílio Alfieri, economista da associação, é preciso considerar o fator sazonal, já que tradicionalmente as vendas caem em fevereiro. "Mesmo assim, temos receio de que ocorra desaceleração, mas não podemos colocar as coisas antes que aconteçam", disse.
A arrecadação do Estado de São Paulo com ICMS no mês passado caiu 7,8% ante janeiro, por razões sazonais, e subiu 7,8% na comparação com fevereiro de 2004.


Texto Anterior: Retomada: Indústria foi setor mais dinâmico de 2004
Próximo Texto: Ritmo da produção deve diminuir em 2005
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.