São Paulo, domingo, 02 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice pode cair 50%, diz analista

do "The New York Times"

O índice Nasdaq se rendeu à força da gravidade na semana passada, caindo 7,9%. Ele -que já havia subido 24%, no seu pico em 10 de março- está agora 12,4% abaixo da marca que ostentava no começo do ano. Nada mal, para três meses. Mas a tendência é preocupante.
Edward Kerschner, estrategista-chefe de mercado da PaineWebber, diz que estamos testemunhando o fim da mania Nasdaq. "Acredito que os excessos terminam por se corrigir. Tenho a opinião tola de que o mercado é eficiente", diz.
Um índice que Kerschnercriou com as 20 mais novas ações da Nasdaq -que ele chama de "novas novas indústrias"- perdeu metade de seu valor nas últimas semanas. Segundo suas estimativas, o índice cairá mais 50% nos próximos meses.
Ainda que a Nasdaq tenha disparado anteontem, ela segue vulnerável à lei imutável da oferta e da procura.
As vendas de ações da Nasdaq se devem ao uso excessivo de fundos de empréstimo, tomados por investidores que querem mais capital para adquirir ações.



Texto Anterior: "Bolha da Nasdaq vai estourar", afirma Nobel
Próximo Texto: PLANO CRUZADO: Congresso pode repor compulsório de 86
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.