São Paulo, sábado, 02 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRUTURA

Fundo de ajuda a Estados pobres está indefinido

COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA
FOLHA, EM MACEIÓ

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, interinamente no cargo de ministro, jogou para a esfera política as negociações sobre a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, que destina recursos para infra-estrutura para as regiões mais pobres do país.
"Chegamos ao nosso limite de negociação. Qualquer ponto discutido daqui para a frente será discutido com o governo federal, em Brasília", disse Appy.
Appy participou ontem da reunião do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), em Maceió. Os secretários de Fazenda dos Estados pressionaram o governo federal para a criação do Fundo de Desenvolvimento dos Estados, cujo projeto tramita no Congresso Nacional.
Após a reunião, os secretários de Fazenda anunciaram que vão se reunir com as bancadas federais de seus Estados no início da semana para discutir a criação do fundo. Na próxima quarta-feira, eles se encontrarão em Brasília para apresentar os resultados das reuniões com os congressistas.
A proposta de criação do Fundo de Desenvolvimento Regional surgiu durante as negociações da reforma tributária, em 2003, como uma forma de compensar os Estados e regiões mais pobres do país pelo fim da guerra fiscal. A previsão é que o fundo destine R$ 2 bilhões anuais para obras de infra-estrutura em regiões carentes.


Texto Anterior: Leão acuado: Governo definirá corte no fim do mês, diz Levy
Próximo Texto: Inflação: Estoque alto segura preço de bens duráveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.