São Paulo, quinta, 2 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto pretende aumentar a concorrência

de Tóquio

O termo "Big Bang" deriva da teoria de que uma explosão criou o universo. No mundo econômico, foi usado pela primeira vez para designar as drásticas reformas no mercado de ações que reanimaram a economia inglesa em 1986. A idéia foi copiada pelo Japão e anunciada como prioridade pelo premiê, Ryutaro Hashimoto, em novembro de 1996.
Trata-se de um profundo programa liberalizante que tem como meta desregulamentar o setor financeiro até o ano 2001, aumentando a concorrência entre bancos, corretoras e seguradoras e criando novas opções de investimento para o povo que mais poupa e menos ganha em retorno no mundo todo.
Desde ontem, os japoneses podem trocar ienes por outras moedas em qualquer estabelecimento comercial, ou comprar ativos financeiros fora do Japão. Até março, somente bancos -a maioria japoneses- podiam trocar moedas, e a remessa de recursos para fora do país era controlada. A economia fechada limitava a captação de poupança aos investimentos de instituições financeiras japonesas ou ao chamado "postal savings" -a poupança dos postos de correio. Esse mercado fechado criou poucas opções para os japoneses. Uma pessoa que deposite US$ 100 numa poupança japonesa ganhará, ao final de um ano, a remuneração de US$ 0,5 (cinquenta centavos de dólar). No Brasil, paga-se o dobro por mês. (MA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.