São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa desenvolve plano de especialização

DA REPORTAGEM LOCAL

A produção da Embraer hoje é desenvolvida com base em estudos da companhia sobre o desenvolvimento do mercado mundial de jatos regionais e corporativos nos próximos 20 anos. As previsões da empresa apontam para uma demanda em todo mundo de 8.695 aviões com capacidade para transportar de 30 a 120 passageiros até 2022.
A empresa conta atualmente com 11.200 empregados e responde por 30% das vendas de jatos regionais no planeta. Para conquistar maior participação no mercado, a companhia iniciou em 2001 vários programas de especialização de mão-de-obra, a cargo do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.
Um dos mais importantes é o programa de especialização de profissionais em engenharia aeronáutica. Inaugurado em março de 2001, o projeto tem como objetivo o aprimoramento de 168 engenheiros recém-formados, ou que tenham dois anos de experiência, para a criação e construção de aeronaves.
Cerca de US$ 5,8 milhões foram investidos na unidade da Embraer no bairro de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, para o programa.
A Embraer decidiu também investir na unidade de Eugênio de Melo na criação de um colégio de ensino médio. Os 600 alunos do Colégio Engenheiro Juarez Wanderley estudam engenharia aeronáutica e comércio exterior.
A empresa tem ainda um programa para o ensino fundamental. Em abril deste ano, criou o projeto Miniempresa, no qual 50 alunos da oitava série estudam durante três horas e meia por semana, ao longo de quatro meses, estratégias para criar e administrar uma companhia.
As aulas são ministradas por executivos da Embraer e abordam finanças, recursos humanos, marketing e produção. Os alunos estudam como vender ações para a capitalização de um empreendimento até o controle de caixa e pagamento de salários. A fundação americana Junior Achievement, assim como a Prefeitura de São José dos Campos, participam do programa.



Texto Anterior: Aviação Civil: Lobby de pilotos dos EUA atrapalha Embraer
Próximo Texto: Artigo: Família Agnelli deve perder o controle da Fiat para estrangeiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.