São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para analistas, Selic não cai agora

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os juros básicos da economia só devem começar a ser reduzidos no mês que vem, segundo a expectativa de analistas de mercado consultados pelo Banco Central. A taxa Selic está em 19,75% desde maio e deve continuar nesse patamar até setembro.
De acordo com o levantamento, a expectativa é que a taxa Selic seja reduzida em 0,5 ponto percentual em setembro. Cortes dessa mesma magnitude são esperados também para os meses de outubro e de novembro. Para dezembro, não há consenso: as estimativas para a última redução do ano variam de 0,25 ponto a 0,5 ponto.
Somando os cortes previstos, os juros encerrariam 2005 em 17,75% ou 18% ao ano, dependendo da previsão para o último mês do ano.
Apesar de apostar na continuidade dos juros em níveis elevados neste mês, os analistas consultados pelo BC permanecem reduzindo suas projeções para a inflação. Para este ano, sua estimativa é a de que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), fique em 5,54%. No levantamento anterior, realizado na semana passada, a estimativa tinha sido de 5,55%.
Apesar de pequeno, o recuo nas expectativas apontado pela pesquisa divulgada ontem já se mantém há 11 semanas seguidas. Ainda assim, a previsão permanece acima dos 5,1% fixados como meta deste ano pelo BC.

Texto Anterior: Calote pode atingir 52% dos consumidores
Próximo Texto: Risco-mensalão: Snow elogia economia e não vê contaminação política
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.