São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMÓVEIS

Isenção do IPI para taxistas valerá até 2009

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo anunciou ontem a prorrogação da isenção do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) até 2009 na compra de automóveis por taxistas e portadores de deficiência física.
Além disso, a carência para a aquisição de um novo veículo na mesma condição será reduzida de três para dois anos.
O projeto de lei que será enviado ao Congresso foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal.
Pela regra antiga, o prazo para o pedido de isenção era 2006 e passa agora a ser no final de 2009.
Com a diminuição da carência, o interessado pode se beneficiar do não pagamento do imposto a cada dois anos, antes era necessário aguardar três anos.
A proposta prevê que a isenção do IPI possa ser concedida antes do vencimento da carência em caso de furto ou perda total do carro, mas será necessário o pagamento do imposto do veículo roubado ou destruído. As alíquotas do IPI variam de 7% a 25%.
O ministro Luiz Marinho (Trabalho) disse que o governo estuda implantar linha de financiamento para os taxistas por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. (FERNANDO ITOKAZU)

Texto Anterior: Energia: Eletrobrás quer se voltar para o exterior
Próximo Texto: Barril de pólvora: Arábia leva petróleo a maior valor da história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.