São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP puxa resultado, diz Alckmin

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, creditou o resultado da balança comercial às exportações do Estado. "Esse superávit e esse esforço exportador é um bom caminho que precisa continuar. [Precisamos] conquistar novos mercados, melhorar a competitividade, e isso vai ajudar a recuperar o mercado interno", disse ontem durante o seminário "SP ExportAÇÃO", em São Paulo.
No acumulado janeiro-agosto, as vendas externas paulistas subiram cerca de 40% sobre o mesmo período do ano passado. Alckmin disse que a participação do Estado no volume total de exportações do país passou para 32,2%.
Segundo ele, o desempenho das exportações do Estado ajudou a retomada no mercado doméstico, citando a arrecadação maior. Na comparação de agosto com julho, houve uma alta de 2,5%. Contra agosto de 2003, de 9,4%.
Mas o governador não deixou de fazer ressalvas. "O Brasil cresceu da década de 30 à de 80 mais de 5% ao ano. Nos anos 70, cresceu 10% ao ano. Então, precisamos crescer mais do que estamos crescendo. Bem mais."
No mesmo evento, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, afirmou que a meta do governo é que o comércio exterior brasileiro chegue, até 2006, a 35% do PIB. Hoje, disse, esse patamar está um pouco abaixo de 30%. "Quando chegarmos lá, teremos direito à reclassificação de risco [concedido pelas agências internacionais]."


Texto Anterior: Compras de bens de consumo já mostram reação
Próximo Texto: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Acostumados à mediocridade?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.