São Paulo, quarta, 2 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redutor da TR vai recuar para 1,45%

da Redação

O redutor da TR -taxa que indexa financiamentos habitacionais e a poupança- deve cair este mês para 1,45%, o que corresponde a 0,34 ponto percentual abaixo do que vigorou em novembro.
O redutor é aplicado à taxa de juros média dos CDBs prefixados para se chegar ao tamanho da TR. Quanto maior o redutor, menor a TR em relação aos demais juros, e vice-versa.
O cálculo é feito por uma fórmula do Banco Central que está em vigor desde fevereiro. Mudam apenas as taxas dos CDBs, referentes aos últimos cinco dias úteis do mês anterior ao de referência. A taxa média dos CDBs do dia 30 foi divulgada ontem. É chamada TBF.
O redutor, fixo para todo um mês, consegue evitar que a alta dos juros tenha impacto muito forte sobre financiamentos indexados à TR, como os da casa própria, mas provoca distorções. Ontem, o BC divulgou as taxas de 28 de novembro a 28 de dezembro, período que terá apenas 19 dias úteis: TR de 0,1351%, e poupança, de 0,6358%.
(GABRIEL J. DE CARVALHO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.