UOL


São Paulo, sábado, 03 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Desempenho do mercado externo puxa Bovespa; ações da Embraer sobem com manutenção de contrato

Após feriado, Bolsa fecha em alta de 2%

DA REPORTAGEM LOCAL

A volta do feriado foi de euforia na Bolsa de Valores de São Paulo. Com um volume relativamente expressivo para uma sexta-feira depois de um feriado, o Ibovespa fechou em alta de 2,01%.
Segundo analistas, o principal motivo para a valorização das ações na Bovespa foi a forte alta das Bolsa internacionais.
Nos Estados Unidos, a Nasdaq (Bolsa eletrônica de ações de alta tecnologia) fechou com alta de 2,06%. O índice Dow Jones da Bolsa de Nova York subiu 1,52%.
Das dez ações que movimentaram o maior volume de recursos ontem na Bovespa, apenas o papel preferencial do Itaú fechou em queda, de 0,96%.
As ações preferenciais da Telemar, as mais negociadas ontem, fecharam com valorização de 4,32%. As ordinárias tiveram alta ainda maior, de 5,1%.
Além da Telemar, outros papéis do setor de telecomunicações foram destaque de alta. As ações PN da Embratel subiram 2,62% e os papéis preferenciais da Telesp Celular Participações se valorizaram em 1,34%.
Entretanto, o maior destaque de toda a Bolsa foi a ação da Embraer, que subiu 6,9%. O principal motivo para a alta foi o anúncio de que a Swiss International Air Lines não vai cortar ainda mais os pedidos à fabricante brasileira de aviões.Há pouco menos de dois meses, a companhia aérea suíça havia reduzido de 60 para 30 o número de encomendas de aviões da Embraer.
Entretanto, em teleconferência realizada ontem, o chefe-executivo da empresa, Andre Dose, garantiu que a empresa pretende comprar 15 jatos, conforme estava previsto.

Mudança
Desde ontem entrou em vigor a nova carteira do Ibovespa. O principal índice da Bolsa é composto pelos 54 papéis mais negociados e que apresentam o maior grau de liquidez. Além disso, a ação precisa movimentar pelo menos 0,1% do volume total da Bovespa. A carteira é alterada a cada quatro meses.
Nos três primeiros lugares não houve nenhuma alteração. Ou seja, as três ações mais importantes na composição do índice continuam a ser Telemar PN (13,22%), Petrobrás PN (9,20%) e Bradesco PN (6,07%).
(GEORGIA CARAPETKOV)


Colaborou Sérgio Ripardo, da Folha Online


Texto Anterior: Impasse: Governo apóia BNDES contra AES na Justiça
Próximo Texto: Pouso da águia: Desemprego volta a nível recorde nos EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.