São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

S&P rebaixa a nota da dívida brasileira

DA REPORTAGEM LOCAL

A agência de classificação de risco Standard & Poor's informou ontem à noite que reduziu sua nota para as dívidas soberanas interna e externa do Brasil.
Segundo a agência, a causa do rebaixamento é a elevação da dívida pública brasileira e de sua relação com o PIB (Produto Interno Bruto). Segundo a S&P (Standard & Poor's), isso deverá forçar o governo a um esforço fiscal ainda maior que o superávit primário atual, que é de 3,75% do PIB.
A agência diz ainda que, devido a problemas domésticos e externos, o governo perdeu espaço para gerenciar a economia tanto agora como depois das eleições presidenciais em outubro.
A nota para a dívida local passou de "BB+" para "BB". Já a dívida em moeda estrangeira foi rebaixada de "BB-" para "B+".
Com a decisão, a S&P segue os passos de outras duas agências que já haviam reavaliado negativamente o Brasil há duas semanas. A inglesa Fitch Ratings rebaixou de "BB-" para "B+" sua nota para a dívida soberana do governo brasileiro. Já a agência norte-americana Moody's mudou de estável para negativa sua perspectiva para as dívidas externa e interna do governo federal.



Texto Anterior: Entrada de dólar derruba cotação
Próximo Texto: Ministro compara economia ao futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.