São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro compara economia ao futebol

JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro do Planejamento, Guilherme Dias, afirmou ontem que o nervosismo do mercado está "extrapolando o bom senso e a razão" e reflete uma percepção "equivocada" da economia do país. O ministro fez uma comparação entre a economia e o futebol, dizendo que nem sempre é possível ganhar. "No futebol, há dias em que você perde e outros em que você ganha. Nem por isso deixa de acreditar".
Ele repetiu mais de uma vez que a avaliação do mercado sobre a situação da economia do país está "desconectada" da realidade.
Dias participou da cerimônia que recepcionou a seleção brasileira ontem no Palácio do Planalto, em Brasília.
Para ele, a conquista do pentacampeonato não ajuda nem atrapalha a economia brasileira.
Na sua avaliação, o país precisa ter persistência na política fiscal, com obtenção de superávits primários (economia de despesa para pagar juros da dívida), para tentar acalmar os investidores.
Segundo o ministro, a turbulência é provocada por fatores externos e por especulação. "O mercado especula no boato e realiza no fato", disse.



Texto Anterior: S&P rebaixa a nota da dívida brasileira
Próximo Texto: Fundo e EUA elogiam a economia outra vez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.