São Paulo, sábado, 03 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anatel estima alta de cerca de 16,5%

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Pedro Jaime Ziller, estima que a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de restabelecer o IGP-DI para corrigir as tarifas de 2003 poderia resultar em um aumento de aproximadamente 16,5% para assinatura e pulso, em vez dos 7,43% concedidos terça-feira pela agência e que começaram a ser cobrados ontem.
Segundo Ziller, esse percentual também será objeto de negociação com as empresas. Ou seja, o governo e a agência não vão apenas discutir o parcelamento da aplicação do IGP-DI, mas se ele será aplicado integralmente às tarifas. Na segunda-feira, começam as negociações. Na primeira fase, não haverá participação da Anatel. Dirigentes das empresas se reunirão com o ministro Eunício Oliveira (Comunicações).
O economista Heron do Carmo, ex-coordenador da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), estima que o impacto da decisão do STJ seria de 0,39 ponto percentual no IPCA, considerando que ela causasse reajuste de 17,45% nas tarifas.
 

Folha - O que o senhor achou da decisão do STJ?
Pedro Jaime Ziller -
A decisão sobre o ponto de vista regulatório está correta. A referência é o IGP-DI e continua sendo.

Folha - O que acontece agora com as tarifas?
Ziller -
O cidadão comum tem que ficar tranqüilo, porque o aumento de hoje [ontem] é o aumento que a agência deu agora [6,89% em média, 7,43% para assinatura e pulso]. A decisão do tribunal não afeta as tarifas hoje. As empresas já disseram publicamente que vão negociar com a agência antes da aplicação de qualquer índice.

Folha - Ontem foi feita uma conta aproximada sobre o reajuste se a base tivesse sido corrigida pelo IGP-DI, o que resultou em aumento de 17,45%, em vez dos 7,43% para assinatura e pulso. É isso mesmo?
Ziller -
Eu também fiz uma conta aproximada, daria 16,5%.

Folha - Esse percentual vai ser todo aplicado?
Ziller -
Não necessariamente. Vai ser objeto de discussão.


Texto Anterior: Reajuste: Ministério vai negociar aumento com as teles
Próximo Texto: Vaca doente: Argentina suspende veto à carne brasileira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.