UOL


São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investimento para a América Latina deve cair

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário-geral da Unctad, embaixador Rubens Ricupero, considera pouco provável que a economia mundial repita nos próximos três ou quatro anos dois movimentos que marcaram a década passada: o alto fluxo de investimentos externos para os países latino-americanos e o forte aumento no comércio global.
"O relatório conclui que é pouco provável a repetição das condições que permitiram a elevação do fluxo de investimentos estrangeiros para a América Latina nos anos 90", afirma Ricupero.
Essas condições, segundo ele, foram a renegociação da dívida externa da região por meio do plano Brady e o processo de privatização. Além de essas duas condições inexistirem agora, a América Latina terá de disputar os recursos disponíveis com os Estados Unidos, que precisarão de capitais externos para cobrir seu imenso déficit em conta corrente.
Ricupero observa que, nesse cenário, pode ser de pouca utilidade o esforço do governo Lula em adotar políticas ortodoxas para resgatar a confiança dos investimentos externos no país, já que haverá poucos recursos disponíveis, na avaliação da Unctad.

Comércio
O pessimismo em relação ao aumento do volume do comércio se deve, entre outras razões, à expectativa de menor crescimento da economia mundial. "O comércio só se expande quando a economia e a renda global crescem", diz Ricupero.
Além disso, também não se repetirá a forte abertura das economias em desenvolvimento, que foi um dos principais fatores de expansão do comércio até o ano 2000.
Outro fator que também deixará de surtir efeito no comércio é o processo de transferência da produção de empresas transnacionais para países em desenvolvimento, que elevou as transações intrafirmas. Para Ricupero, poderá ocorrer a mudança dessas unidades produtivas para outros países em desenvolvimento, o que terá como resultado um deslocamento do comércio, mas não o aumento de seu valor.
(CT)


Texto Anterior: Desenvolvimento: Indústria regride e latinos voltam aos anos 80
Próximo Texto: Tesouro: País deve emitir R$ 860 bi em 2004
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.