|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MONTADORAS
Números extra-oficiais referem-se a transações feitas no atacado
Venda de autos cai 6,6% em 2002
DA FOLHA ONLINE
Em um ano tumultuado por
uma série de crises nacionais e internacionais, as montadoras de
automóveis fecharam 2002 com
uma queda de 6,6% nas vendas no
atacado (da indústria para as concessionárias).
No ano passado, as montadoras
venderam 1,4 milhão de automóveis e comerciais leves, contra a
comercialização de 1,5 milhão de
unidades contabilizadas em 2001.
Os números oficiais do setor serão divulgados somente na próxima semana pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes
de Veículos Automotores). O balanço da Anfavea contabiliza também as vendas de ônibus, caminhões e máquinas agrícolas. Os
números da Anfavea são calculados com base nas vendas das
montadoras.
Em novembro, as vendas de veículos totalizaram 124.003 unidades, uma queda de 16,8% em relação a outubro. A retração ocorreu
depois dos reajustes nas tabelas
de preços das montadoras, que
variaram de 3% a 4%. Os fabricantes alegaram que os repasses
foram inevitáveis, por causa do
aumento do preço do aço -cerca
de 40% de janeiro a novembro.
Contribuiu para o mau resultado do ano também as condições
mais difíceis de financiamento no
mercado. Os juros dos financiamentos são lastreados pela Selic
(taxa básica do mercado), que fechou 2002 em 25% ao ano, a
maior taxa desde 1999.
Liderança
Em 2002, pelo segundo ano consecutivo, a Fiat ficou à frente da
Volkswagen no mercado interno
de automóveis e comerciais leves.
A montadora de origem italiana
vendeu 358 mil unidades, garantindo uma participação de 25,6%
de mercado. O segundo lugar ficou a Volkswagen, com a venda
de 345 mil unidades, seguida pela
General Motors, com 338 mil automóveis e comerciais leves. O
quarto lugar foi da Ford, com a
venda de 128 mil unidades.
Texto Anterior: Opinião Econômica - Gesner Oliveira: Internet gratuita custa caro Próximo Texto: Nos EUA, vendas da GM e Ford sobem em dezembro, mas perdem no ano Índice
|