São Paulo, sábado, 04 de janeiro de 2003

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MONTADORAS

Números extra-oficiais referem-se a transações feitas no atacado

Venda de autos cai 6,6% em 2002

DA FOLHA ONLINE

Em um ano tumultuado por uma série de crises nacionais e internacionais, as montadoras de automóveis fecharam 2002 com uma queda de 6,6% nas vendas no atacado (da indústria para as concessionárias).
No ano passado, as montadoras venderam 1,4 milhão de automóveis e comerciais leves, contra a comercialização de 1,5 milhão de unidades contabilizadas em 2001.
Os números oficiais do setor serão divulgados somente na próxima semana pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O balanço da Anfavea contabiliza também as vendas de ônibus, caminhões e máquinas agrícolas. Os números da Anfavea são calculados com base nas vendas das montadoras.
Em novembro, as vendas de veículos totalizaram 124.003 unidades, uma queda de 16,8% em relação a outubro. A retração ocorreu depois dos reajustes nas tabelas de preços das montadoras, que variaram de 3% a 4%. Os fabricantes alegaram que os repasses foram inevitáveis, por causa do aumento do preço do aço -cerca de 40% de janeiro a novembro.
Contribuiu para o mau resultado do ano também as condições mais difíceis de financiamento no mercado. Os juros dos financiamentos são lastreados pela Selic (taxa básica do mercado), que fechou 2002 em 25% ao ano, a maior taxa desde 1999.

Liderança
Em 2002, pelo segundo ano consecutivo, a Fiat ficou à frente da Volkswagen no mercado interno de automóveis e comerciais leves. A montadora de origem italiana vendeu 358 mil unidades, garantindo uma participação de 25,6% de mercado. O segundo lugar ficou a Volkswagen, com a venda de 345 mil unidades, seguida pela General Motors, com 338 mil automóveis e comerciais leves. O quarto lugar foi da Ford, com a venda de 128 mil unidades.



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