São Paulo, sábado, 04 de janeiro de 2003

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Nos EUA, vendas da GM e Ford sobem em dezembro, mas perdem no ano

DA REDAÇÃO

A General Motors e a Ford, as maiores fabricantes mundiais de carros, anunciaram ontem que o final de 2002 foi feliz, embora não se possa dizer o mesmo do resto do ano. Nos Estados Unidos, as fábricas tiveram aumentos significativos nas vendas em dezembro em comparação com dados de um ano antes. Em dezembro, as vendas da GM subiram 36% no país, a melhor performance desde 1979. A Ford disse que suas vendas cresceram 8% no período.
Apesar do bom desempenho no mês, as empresas viram suas vendas declinarem em 2002, depois de um ano considerado bom para o setor em 2001.
Em relação a 2001, as vendas da GM caíram 1%. Já a Ford amargou queda de 10%.
Há dúvidas, no entanto, se essa situação poderá se manter nos próximos meses, já que o aumento nas vendas foi conseguido à custa de incentivos financeiros agressivos promovidos pela GM.
Analistas previam que o ano de 2002 seria um dos melhores para a indústria automobilística, mas começaram a ficar céticos quando se soube que boa parte do que foi ganho com as vendas deveria cobrir os incentivos. Agora, dizem apostar que as empresas não conseguirão manter o desempenho nos próximos dois meses.
Um dos incentivos que têm sido usados para atrair os consumidores é a venda de carros financiados sem juros. Isso ajudou a manter a produção e as vendas elevadas, mas, com a ameaça de guerra dos Estados Unidos contra o Iraque e a queda de confiança dos consumidores, é possível que as indústrias de Detroit não consigam manter os incentivos, que custam muito.
"Eles [a GM" não tinham escolha a não ser continuar incentivando a venda de carros", disse Rod Lache, analista do setor do Deutsche Bank em Nova York.


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