São Paulo, sábado, 04 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Novo presidente é sindicalista e geólogo

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

O senador José Eduardo Dutra (PT-SE), 45, é o primeiro sindicalista a assumir a presidência da 12ª maior empresa petrolífera do mundo.
Geólogo formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Dutra é carioca, mas fez carreira política, sindical e profissional em Sergipe. Em 1994, foi eleito senador pelo Estado. No mandato, exerceu a liderança do PT na Casa. Antes de ir para o Senado, ele havia sido da direção nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e presidente do Sindicato dos Mineiros de Sergipe.
Dutra trabalhou numa antiga subsidiária da Petrobras, a Petromisa, que explorava a única mina de potássio do país. Fechada no governo Collor, a mina e seus funcionários foram transferidos para a então estatal Vale do Rio Doce. Dutra é funcionário licenciado da Vale.
O senador defende a revisão da política de preços. Para tentar sanar o problema do impacto do preço externo do óleo e sua repercussão na inflação, o governo petista estuda fazer da Cide, o tributo federal dos combustíveis, um amortecedor dos reajustes.
A idéia é a seguinte: quando subir muito o petróleo, cai a tributação, evitando reajustes. Por outro lado, o governo subiria o imposto quando o óleo caísse novamente. Com isso, o preço ao consumidor ficaria mais ou menos estável e seria o governo que perderia arrecadação em períodos de pico do valor do óleo.
Segundo a Folha apurou, Dutra poderá manter alguns atuais diretores no começo de sua gestão até montar sua equipe. Os diretores são técnicos de carreira. A equipe é quase a mesma desde a gestão do ex-presidente Henri Philippe Reichstul (1999-2001).



Texto Anterior: Estatal: Petrobras perde autonomia para determinar reajustes
Próximo Texto: Energia: Preços do petróleo têm nova alta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.