São Paulo, Sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2000


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TELEFONIA
Empresa alcança a marca dos 3 milhões de clientes
Sistema de telefones pré-pagos dá prejuízo para Telesp Celular

NEY HAYASHI DA CRUZ
da Reportagem Local

No ano passado, o número de clientes da Telesp Celular passou de 1,804 milhão para 2,893 milhões. Um dos responsáveis por esse aumento de 60% na base de assinantes da empresa foi o sistema pré-pago. De cada 10 novos clientes, 8 optam por esse tipo de telefone; em 1999 ele foi utilizado por 800 mil usuários da Telesp. Apesar de terem agradado o público, os celulares pré-pagos deram prejuízo à empresa.
De acordo com cálculos feitos pela Folha, com base nas demonstrações financeiras da Telesp divulgadas ontem, um usuário de celular pré-pago da empresa gasta, em média, R$ 30 por mês. Para cobrir seus custos, a Telesp Celular precisaria receber, de cada cliente, R$ 53,77.
Essa diferença foi compensada pela receita gerada pelos usuários de celulares convencionais; cada um deles gasta cerca de R$ 80 por mês com o telefone. Esse valor corresponde à soma dos R$ 42,30 da assinatura mais os impulsos das chamadas realizadas.
No sistema pré-pago, o cliente não paga mensalidades. Em compensação, a tarifa cobrada pelas ligações feitas são maiores. Como não se paga nada pelas ligações recebidas, essas pessoas acabam optando por fazer poucas chamadas e usar o aparelho, preferencialmente, para receber ligações.
Segundo Bernardo Gomes Pinto, diretor de planejamento e controle empresarial da Telesp Celular, esse "prejuízo" provocado pelos celulares pré-pagos se explica pelo fato de o sistema ter sido lançado há pouco tempo. "No ano passado, tivemos que fazer um grande investimento em equipamentos e nas redes de distribuição", afirma.
Para Pinto, a perda é normal no começo das operações, mas, com o passar do tempo, o aumento do número de assinantes vai compensar os grandes custos com os quais a Telesp Celular teve de arcar em 1999. Ele aponta várias vantagens dos celulares pré-pagos em relação aos convencionais, como a ausência de inadimplência e de custos para calcular e enviar, todos os meses, contas telefônicas para os clientes. "Em alguns países da Europa, os pré-pagos representam 90% do mercado de celulares."

Lucro
Em 1999, a Telesp Celular teve lucro de R$ 146 milhões, queda de 65% em relação a 98. De acordo com Abílio Henriques, vice-presidente da empresa, essa diminuição foi provocada, principalmente, por mudanças nos critérios contábeis no cálculo do resultado.
Outro fator determinante foi os grandes gastos que a Telesp teve para construir uma nova rede de distribuição no Estado de São Paulo, com a abertura de lojas utilizadas para a venda de celulares.
A empresa anunciou ainda ter alcançado ontem a marca de 3 milhões de clientes. Para marcar a data, metade da receita gerada por ligações feitas ontem entre clientes da Telesp Celular será doada à AACD (Associação de Assistência à Criança Defeituosa).


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