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TELEFONIA
Empresa alcança a marca dos 3 milhões de clientes
Sistema de telefones pré-pagos dá prejuízo para Telesp Celular
NEY HAYASHI DA CRUZ
da Reportagem Local
No ano passado, o número de
clientes da Telesp Celular passou
de 1,804 milhão para 2,893 milhões. Um dos responsáveis por
esse aumento de 60% na base de
assinantes da empresa foi o sistema pré-pago. De cada 10 novos
clientes, 8 optam por esse tipo de
telefone; em 1999 ele foi utilizado
por 800 mil usuários da Telesp.
Apesar de terem agradado o público, os celulares pré-pagos deram prejuízo à empresa.
De acordo com cálculos feitos
pela Folha, com base nas demonstrações financeiras da Telesp divulgadas ontem, um usuário de celular pré-pago da empresa gasta, em média, R$ 30 por
mês. Para cobrir seus custos, a Telesp Celular precisaria receber, de
cada cliente, R$ 53,77.
Essa diferença foi compensada
pela receita gerada pelos usuários
de celulares convencionais; cada
um deles gasta cerca de R$ 80 por
mês com o telefone. Esse valor
corresponde à soma dos R$ 42,30
da assinatura mais os impulsos
das chamadas realizadas.
No sistema pré-pago, o cliente
não paga mensalidades. Em compensação, a tarifa cobrada pelas ligações feitas são maiores. Como
não se paga nada pelas ligações
recebidas, essas pessoas acabam
optando por fazer poucas chamadas e usar o aparelho, preferencialmente, para receber ligações.
Segundo Bernardo Gomes Pinto, diretor de planejamento e controle empresarial da Telesp Celular, esse "prejuízo" provocado pelos celulares pré-pagos se explica
pelo fato de o sistema ter sido lançado há pouco tempo. "No ano
passado, tivemos que fazer um
grande investimento em equipamentos e nas redes de distribuição", afirma.
Para Pinto, a perda é normal no
começo das operações, mas, com
o passar do tempo, o aumento do
número de assinantes vai compensar os grandes custos com os
quais a Telesp Celular teve de arcar em 1999. Ele aponta várias
vantagens dos celulares pré-pagos em relação aos convencionais, como a ausência de inadimplência e de custos para calcular e
enviar, todos os meses, contas telefônicas para os clientes. "Em alguns países da Europa, os pré-pagos representam 90% do mercado de celulares."
Lucro
Em 1999, a Telesp Celular teve
lucro de R$ 146 milhões, queda de
65% em relação a 98. De acordo
com Abílio Henriques, vice-presidente da empresa, essa diminuição foi provocada, principalmente, por mudanças nos critérios
contábeis no cálculo do resultado.
Outro fator determinante foi os
grandes gastos que a Telesp teve
para construir uma nova rede de
distribuição no Estado de São
Paulo, com a abertura de lojas utilizadas para a venda de celulares.
A empresa anunciou ainda ter
alcançado ontem a marca de 3
milhões de clientes. Para marcar a
data, metade da receita gerada
por ligações feitas ontem entre
clientes da Telesp Celular será
doada à AACD (Associação de
Assistência à Criança Defeituosa).
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