São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOLUÇO AMERICANO

Observadores pessimistas acreditam que crise passa em seis meses no país, sem influência maior no Brasil

Analistas prevêem recessão light nos EUA

DA REDAÇÃO

Recessão indolor. Soluço de seis meses. Mesmo os analistas americanos mais pessimistas agora acreditam que a recessão nos EUA dura um semestre e que o país cresce cerca de 1,5% em 2001.
Os mais otimistas acreditam ainda em "pouso suave", embora menos que há dois meses. Entre eles está o Goldman Sachs, que amanhã divulga um estudo no qual a pior das hipóteses prevê crescimento zero para os EUA e 2,5% para o Brasil em 2001 (o governo prevê por ora 4,5%).
A se acreditar nos economistas, o crescimento da nova economia americana teria sido movido mais a capital de risco que a empréstimos. O endividamento das empresas não seria preocupante, pelo menos a ponto de afetar os bancos, uma cadeia de contaminação que caracteriza recessões críticas.
No Brasil, além da incerteza norte-americana, a apreensão vem do comércio exterior. Estudos concluídos no final da semana indicam que o déficit comercial de 2001 será três vezes maior que o de 2000.


Texto Anterior: Painel S/A
Próximo Texto: EUA dão um tempo, tomam ar e voltam no 2º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.