São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Brasil, setor tem o melhor mês de fevereiro da história

CRISTIANE BARBIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria automotiva brasileira viveu o melhor mês de fevereiro de sua história. A Folha apurou que foram emplacados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) 200.865 carros de passeio, utilitários, ônibus e caminhões no mês passado.
O número é 6,6% menor do que o de janeiro, quando foram registradas 214.992 unidades. Porém a média diária de emplacamento em fevereiro, com três dias úteis a menos, foi 8% maior do que a de janeiro.
Comparada a fevereiro de 2007, a alta foi 37% superior, mostrando que a esperada recessão nos Estados Unidos por enquanto não teve reflexo no mercado brasileiro.
A alta foi expressiva também porque o início de 2007 foi fraco para o mercado automotivo brasileiro. À época, algumas montadoras, como a Volkswagen, cogitavam demissões.
No primeiro bimestre do ano passado, foram emplacados 299.696 carros novos. No mesmo período deste ano, o emplacamento somou 415.824 unidades, aumento de 38,75%.
Para especialistas do setor, a expectativa é que a alta continue, impulsionada por crédito acessível, alta na renda e no emprego. A demanda, no entanto, tem gerado filas por diversos modelos. Alguns tipos de caminhão levam até seis meses para serem entregues.
Além disso, com o mercado aquecido, os ganhos com o fim da CPMF também não foram repassados aos consumidores. As montadoras justificam que tiveram de absorver parte da alta de matérias-primas, como o aço, em seus preços.
Se o mercado automotivo mantiver o ritmo, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) terá de rever suas previsões para cima mais uma vez. A entidade previu que o mercado cresceria 10% neste ano.
No ranking das montadoras, a Fiat ficou com 23,85% de participação de mercado, seguida pela Volkswagen, com 23,03%. Em terceiro lugar, esteve a GM, que vendeu o equivalente a 21,57% dos carros emplacados. A Ford obteve 9,47% do total.


Texto Anterior: Fabricantes têm queda nas vendas nos EUA
Próximo Texto: Site da Receita tem lentidão no 1º dia de entrega do IR
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.