São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site da Receita tem lentidão no 1º dia de entrega do IR

Com excesso de contribuintes tentando copiar programa, espera superou duas horas

Receita diz que lentidão é normal no primeiro dia, mas prevê normalidade a partir de hoje; sistema fica fora do ar entre 1h e 5h

DA REPORTAGEM LOCAL

O excesso de contribuintes interessados em baixar o programa do IR provocou lentidão no sistema ontem, primeiro dia de entrega das declarações deste ano. No período da manhã -o programa estava disponível para cópia a partir das 8h-, o tempo para baixar o programa superava duas horas, quando o normal não chega a um minuto.
Para o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, houve "uma curiosidade geral" dos contribuintes, o que teria provocado o congestionamento.
Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, essa lentidão é normal no primeiro dia de entrega, porque muitos contribuintes tentam baixar o programa ao mesmo tempo -isso também ocorreu no ano passado. A lentidão é provocada pela pressa dos contribuintes em declarar logo nos primeiros dias para receber a restituição nos primeiros lotes.
Segundo Adir, a demora já era menor no final da tarde, devendo se normalizar a partir de hoje. A Receita não divulgou quantas declarações foram entregues ontem, mas Adir estimou o número em cerca de 100 mil -no ano passado, 90 mil contribuintes entregaram no primeiro dia. Um balanço das entregas será divulgado hoje.
A entrega das declarações funciona 20 horas por dia -entre 1h e 5h o sistema fica fora do ar para manutenção. Assim, o contribuinte encontra mais facilidade para enviar a declaração entre 22h e 1h e logo pela manhã. Para este ano, a Receita prevê receber 24,5 milhões de documentos (em 2007, 23,27 milhões) até as 20h de 30 de abril, quando termina o prazo.
A Receita colocará no site www.receita.fazenda.gov. br, a partir de sexta, o número do recibo da declaração de 2007. Sem ele, será impossível enviar a declaração deste ano.
Rachid calcula que 70% das pessoas ainda têm o recibo anterior -cerca de 16 milhões de declarantes. Isso porque o número será automaticamente transferido se o contribuinte fizer a declaração no mesmo computador usado em 2007.


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: No Brasil, setor tem o melhor mês de fevereiro da história
Próximo Texto: Imposto de renda - serviço Folha - IOB: Serviço ajuda contribuinte a fazer declaração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.