UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC Europeu mantém juros e frustra mercado

Roach, do Morgan Stanley, prevê que mundo terá recessão neste ano

DA REDAÇÃO

O economista-chefe do banco de investimentos norte-americano Morgan Stanley, Stephen Roach, um dos principais e mais céticos analistas de Wall Street, prevê que existe uma grande probabilidade de a economia global enfrentar uma recessão neste ano. Segundo Roach, a pneumonia asiática é "o último prego no caixão da economia mundial".
Em uma entrevista ao serviço de notícias econômicas CNNfn, Roach disse que divulgaria hoje um relatório aos clientes do banco em que reduzirá suas estimativas de crescimento mundial neste ano. Mas o economista não informou qual seria a nova projeção. A previsão anterior era de um avanço de 2,5%.
"Temos a guerra, Sars [pneumonia asiática", incertezas e desequilíbrios que permanecerão mesmo após o fim da guerra, até que uma cura para a doença seja descoberta", afirmou Roach.

Juro europeu
Incertezas sobre a guerra no Iraque levaram o Banco Central Europeu a manter inalteradas as atuais taxas de juros para a zona do euro em 2,5% ao ano.
"Discutimos as potenciais implicações econômicas das operações militares", disse o presidente do BCE, Wim Duisenberg. "Não é possível nesta conjuntura avaliar qual será o efeito na economia global e nos desenvolvimentos econômicos a médio prazo sobre a estabilidade dos preços."
A manutenção dos juros decepcionou o mercado, que esperava um corte nos juros para impulsionar o crescimento econômico.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Varejo: Ahold sai da América Latina e põe à venda supermercados Bompreço
Próximo Texto: Mercado financeiro: Bovespa retoma o nível dos 12 mil pontos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.