São Paulo, sábado, 04 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Análise de instituições é precipitada, diz Malan

ANA PAULA MARGARIDO
DA FOLHA CAMPINAS

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse ontem não considerar negativos os relatórios pessimistas divulgados por algumas instituições financeiras, os quais afetaram o mercado e elevaram o risco-país brasileiro (medida do risco de investir no país, cotada por meio da taxa extra de juros que o Brasil paga em relação aos juros básicos dos EUA).
Malan considerou que houve "uma precipitação" na visão pessimista da economia brasileira em virtude das pesquisas eleitorais, que colocam o pré-candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva à frente da intenções de voto.
"Não é correta essa afirmação de que há uma avalanche de avaliações pessimistas sobre o país. Há anos que alguns bancos fazem isso [avaliações de mercado]."
De acordo com Malan, o país possui uma democracia consolidada, e o que se aponta hoje nas pesquisas não é uma definição do quadro eleitoral. "Devemos olhar com serenidade essa dança nas pesquisas", ponderou o ministro.
Ele citou como exemplo as eleições na França, que deixaram de fora do segundo turno o candidato da esquerda, Leonel Jospin.
As afirmações foram feitas durante o lançamento da Associação das Empresas do Recof (Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado), na sede da Motorola, em Jaguariúna (134 km de SP).
Malan avaliou positivamente a economia do país e apontou alguns itens, como o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e a redução do déficit em conta corrente neste ano.
Participaram também do evento o ministro Sérgio Amaral (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e o secretário da Receita Federal, Everardo de Almeida Maciel.
Amaral e Maciel não fizeram considerações sobre o reflexo das pesquisas de opinião na economia do país.



Texto Anterior: Mercado tenso: Bancos não vêem contágio das eleições nos mercados
Próximo Texto: Opinião Econômica - Gesner Oliveira: Substituição de importações: lições do algodão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.