São Paulo, segunda, 4 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCHISING
Novidades nas franquias

MARCELO CHERTO


Mais um furo desta coluna: Peter Rodenbeck, o homem que trouxe o McDonald's para o Brasil, me disse, em primeira mão, que já está iniciando as obras do primeiro Outback em São Paulo. Será em Alphaville, e tudo indica que vai repetir (ou até superar) o sucesso da primeira casa brasileira dessa rede internacional, inaugurada no fim do ano passado na Barra, no Rio de Janeiro e que, apesar do pouco tempo de vida, já é o Outback que atende o maior número de clientes por noite em todo o mundo. Para quem não conhece, o Outback é um restaurante temático, com jeitão de Crocodile Dundee (Outback é o nome que os australianos dão para o seu sertão), um pique superinformal e uma comida deliciosa.

Hoje estamos esbanjando furos: a Companhia das Marcas, dona da marca Richards, uma das mais cobiçadas do segmento de moda, está se preparando para iniciar, dentro de mais uns dois ou três meses, o recrutamento de interessados em adquirir franquias de suas fantásticas lojas de artigos masculinos (sendo interessante notar que cerca de 50% dos seus clientes são mulheres... comprando presentes para maridos, namorados, ou o que seja).

O restaurante Arby's instalado no megaposto da Ipiranga na avenida dos Bandeirantes, em São Paulo, já é o de maior faturamento de toda a rede no Brasil. E é bom lembrar que suas vendas cresceram cerca de 40% desde que passou a funcionar 24 horas por dia. Tanto que já há concorrentes adotando as mesmas estratégias: instalar suas unidades em postos de combustível e operá-las dia e noite. Especialmente em São Paulo, a cidade que nunca dorme e onde há platéia para tudo o que oferecer qualidade e conveniência.

A Atta, empresa 100% nacional, é pioneira no mundo todo na concessão de franquias de unidades especializadas na administração de restaurantes industriais. Depois de estudar o assunto durante quase dois anos, a franqueadora (a Atta Franchising, uma empresa totalmente separada da "mãe" Atta Alimentação) iniciou há pouco o recrutamento de candidatos e já tem cadastrados mais de 60 interessados em se tornar franqueados nas mais diferentes regiões do país. Sua meta é dez franquias em funcionamento antes do final do ano.


Marcelo Cherto, especialista em redes de negócios, é presidente do Instituto Franchising e professor da FGV e da Franchising University.
Internet: http://www.cherto.com.br
E-mail: info@cherto.com.br






Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.