São Paulo, sexta-feira, 04 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTEGRAÇÃO

País vê "mercantilismo"

Brasil cobra dos EUA generosidade na Alca

DE WASHINGTON

O embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur, disse ontem que os EUA adotam uma atitude "muito mercantilista" nas negociações da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e pediu "mais generosidade" dos americanos no processo.
"A atitude americana nas negociações não está envolvendo outras dimensões que são relevantes para a América Latina e o Brasil. É preciso dar mais atenção também aos problemas sociais da região."
"Espero que não haja uma tentativa dos EUA de isolar o Brasil e o Mercosul nessas negociações", afirmou, durante seminário com a participação do secretário-assistente de Estado dos EUA, James Derham. O americano não comentou diretamente o pedido.
As negociações da Alca empacaram há duas semanas após os EUA informarem ao Brasil que alguns produtos agrícolas do país poderão não ter acesso livre ao mercado americano. O Brasil vê o acesso de seus produtos agrícolas aos EUA como fundamental para ajudar a diminuir a pobreza dos países do Mercosul. (FCz)


Texto Anterior: Artigo: Riscos são mais políticos que geológicos
Próximo Texto: Panorâmica - Trabalho: Presidente da Volks diz que não renovará acordo que dê garantia de emprego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.