UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quando preços caem, juros reais se elevam

DA REPORTAGEM LOCAL

Deflação significa que o brasileiro paga juros ainda mais altos agora. Com a retração dos preços, a taxa de juros reais sobe.
Os economistas chegam à taxa real descontando dos juros a inflação. Quanto maior a inflação, menor o juro real. A Global Invest, por exemplo, calculou o efeito que uma deflação de 0,1% em junho teria sobre a taxa do CDI (operação usada para empréstimo de recursos entre bancos).
Em maio, a taxa de juro real do CDI foi de 3,99% ao ano. Em junho, com aquela taxa de deflação, ela saltaria para 5,08%.
Outra maneira de entender por que a deflação significa juros mais altos é pensar que, quando os preços caem, o dinheiro vale mais. Com deflação, R$ 10 compram mais coisas hoje do que no mês passado. Se os juros nominais não mudam, um devedor paga hoje mais juros do que pagava antes.


Texto Anterior: IPCA também deverá ter variação negativa
Próximo Texto: Ganhos com petróleo engordam o Tesouro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.