São Paulo, sexta, 4 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMIGO DE FORA
Kohl pede aprovação de novo premiê

das agências internacionais

O chanceler alemão, Helmut Kohl, pediu ontem que o Parlamento russo aprove a nomeação de Viktor Tchernomirdin para o cargo de primeiro-ministro.
"Espero que a indicação de Tchernomirdin seja aprovada, porque acreditamos que ele é um homem que tem visão e coragem para tomar as decisões necessárias para estabilizar a situação."
Tchernomirdin está ocupando o cargo de premiê interinamente desde a demissão de Serguei Kirienko, na semana passada, mas seu nome foi rejeitado pela Duma (câmara baixa do Parlamento) em votação na segunda-feira.
O presidente russo, Boris Ieltsin, submeteu novamente sua nomeação, e uma segunda votação deve acontecer na próxima segunda-feira.
Pela lei russa, caso Tchernomirdin seja rejeitado pela Duma três vezes, Ieltsin terá de dissolver o Parlamento e convocar novas eleições.
O premiê alemão alertou a Rússia para o perigo de a situação se agravar caso o país não tome medidas para controlar a crise econômica.
Kohl diz que o governo deve aumentar a arrecadação, cortar o déficit público e ajudar a recuperar seu setor bancário, atualmente em crise.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.