São Paulo, sexta, 4 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tempo vale ouro na Rússia

Reuters
Homem observa produtos enlatados em mercado em Moscou, na Rússia; população já estoca alimentos


da "France Presse"

Quando a moeda desvaloriza em questão de horas, o tempo acaba valendo mais ouro do que nunca: os russos têm aplicado essa idéia ao pé da letra nos últimos dias, comprando dólares o mais rápido que podem para trocá-los por rublos no último minuto.
"Quando entrei na casa de câmbio, o dólar valia 13,80. Um minuto mais tarde, enquanto aguardava na fila, o valor mudou para 14", diz Zoran Boitch, 34.
Em um país cuja moeda perdeu mais de 50% do seu valor em 15 dias, é preciso fazer malabarismos para não se perder muito.
A regra de ouro consiste em comprar o máximo de dólares o mais rápido possível. "Recebi o meu salário ontem: 10 mil rublos", explica Evgueni, 29, um bancário que não quis dizer seu nome completo. "Desde então, tenho andado pelas casas de câmbio e consegui trocar quase tudo para dólares", conta ele.
Evgueni planeja trocar seus dólares a conta-gotas. Ele diz que vai comprar o mínimo de rublos necessários só para fazer compras, já que a moeda nacional é a única aceita legalmente na Rússia.
As pessoas que chegam cedo às casas de câmbio conseguem comprar dólares. Mas, por volta das 13h, um funcionário sai e grita "não há mais dinheiro".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.