UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Força pede ao governo que intervenha em fundo

CLAUDIA ROLLI
FÁTIMA FERNANDES


DA REPORTAGEM LOCAL

A Força Sindical e os funcionários da Varig pediram ontem ao ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, a intervenção do governo no fundo de pensão da companhia aérea -o Aerus.
A solicitação foi feita ao ministro, pela manhã, na sede da central sindical durante encontro para discutir a reforma da Previdência Social. O pedido ocorreu após a Apvar (Associação dos Pilotos da Varig) apresentar estudo que mostra um déficit no fundo da ordem de R$ 2 bilhões.
"Numa situação financeira tão desequilibrada, é preciso que o governo intervenha para evitar um mal maior", diz Paulo Rabello de Castro, sócio da RC Consultores, encarregado de analisar a situação financeira do fundo.
O fundo Aerus faz empréstimos aos trabalhadores e mantém a complementação da aposentadoria de cerca de 5.000 pilotos e aeroviários da Varig e da falida Transbrasil. "A direção da Varig controla o fundo, que hoje é presidido pelo ex-diretor de recursos humanos da companhia. Os descontos são feitos dos trabalhadores, mas não são repassados ao fundo", diz o presidente do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo, Uébio José da Silva.
Os funcionários da Varig querem que o governo faça uma análise detalhada na administração do fundo. Márcio Marsillac, secretário-geral do comitê de relações industrias da Apvar, diz que o fundo reduziu em até 30% os valores de parte das pensões sem consultar os empregados.
No final da tarde de ontem, mais um pedido de intervenção foi feito ao secretário de Previdência Complementar, Adacir Reis. A assessoria de imprensa informa que a secretaria vai estudar os aspectos financeiros do fundo para depois avaliar quais medidas jurídicas podem ser adotadas. Entre elas, o arresto de aeronaves ou o bloqueio de contas da companhia para que o fundo possa saldar suas dívidas. A Folha não localizou representantes da empresa ontem para comentar o assunto.


Texto Anterior: Crise no ar: Varig prepara acordo com credores
Próximo Texto: Luís Nassif: Peixe, sim; TI, não
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.