UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefônica deve abrir provedor gratuito à web

DA REPORTAGEM LOCAL

A operadora de telefonia fixa Telefônica (do grupo espanhol Telefónica) vai inaugurar em meados deste mês o seu provedor de acesso gratuito à internet iTelefônica na Grande São Paulo. A Folha apurou que a data mais provável da estréia é o dia 15.
A operadora não confirmou ontem a informação. Segundo ela, os estudos sobre o provedor não estão concluídos. Desde o final de setembro de 2002 a Telefônica trabalha com um projeto-piloto do iTelefônica em dez cidades da região de São Carlos (SP).
No início do projeto-piloto, a operadora disse que não acreditava na rentabilidade da internet gratuita. Afirmou que estava fazendo os testes porque outras operadoras, como a Telemar (que tem entre seus sócios o banco Opportunity), tinham o controle de provedores gratuitos, como o iG. Isso estaria causando perda de receita de ligações para a Telefônica.
Com a inauguração do iTelefônica na Grande São Paulo, todas as três grandes operadoras de telefonia fixa local do país (Telefônica, Telemar e Brasil Telecom) passam a ter provedores gratuitos. O provedor da Brasil Telecom (que também tem o Opportunity entre seus acionistas) é o iBest.
Essa não é a primeira vez que o grupo Telefônica (dono do provedor pago Terra) cria um provedor gratuito. Em 2000, inaugurou o Terra Livre, que não deu certo.
O presidente da Abranet (associação dos provedores de internet), Roque Abdo, afirmou ontem que a decisão da Telefônica de inaugurar seu provedor gratuito em São Paulo é perigosa. Ele disse que o modelo que o governo está estudando para regulamentar as redes de telefonia fixa para a internet proíbe o subsídio de operadoras a provedores.
"Os usuários que aderirem a provedores gratuitos podem em breve descobrir que são clientes de uma empresa ilegal", afirmou Abdo. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estendeu para o próximo dia 15 a data final de sugestões do público para o novo modelo de telefonia fixa para internet. (LÁSZLÓ VARGA)


Texto Anterior: Comércio exterior: Exportação gera 400 mil vagas, diz Furlan
Próximo Texto: Retração: Microempresa fatura 13,1% menos em SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.