São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Safra 2004
O IBGE divulgou previsão de safra de grãos de 133 milhões para este ano, 8% a mais do que em 2003. Esses dados foram coletados em janeiro, mas a pesquisa de fevereiro pode registrar estimativas menores, como já apontam previsões de outros órgãos.

Quebra da líder
O Deral, que estimou quebra de 1 milhão de toneladas na produção de soja do Paraná na coleta de dados que terminou em 20 de fevereiro, deverá mostrar redução ainda maior em março. Vera Zardo explica que os efeitos do clima seco, neste mês, atingem um número bem maior de regiões produtoras do que em fevereiro.

Reflexos no Sul
A estiagem afeta também a produção de soja e de milho dos gaúchos. A Emater/RS prevê uma redução de 19% na produtividade de soja, em relação a 2003. Com isso, a safra fica em 8,3 milhões de toneladas. A queda na produtividade do milho é de 1,6%, e a safra cai para 5,1 milhões de toneladas.

Revisão nacional
Com essas quebras nos principais Estados produtores, "ganha corpo uma safra nacional entre 55 milhões e 57 milhões de toneladas de soja", diz Fernando Muraro, da AgRural. Os dados de ontem do IBGE apontam para 59 milhões de toneladas. Os do Usda são de 61 milhões.

Nem tudo é ruim
A estiagem que afeta a soja e o milho beneficia o arroz. A Emater prevê produtividade de 5.813 quilos por hectare, e safra de 5,9 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul. A safra é 26% maior do que a de 2003, e a produtividade, 18%.

Aceleração forte
A Anfavea informou ontem que a produção de máquinas agrícolas automotrizes atingiu 9.315 unidades no primeiro bimestre deste ano, 35% mais do que no mesmo período de 2003. Tratores de roda (35%) e colheitadeiras (48%) foram os destaques.

Caminho externo
As vendas do bimestre somaram 4.943 unidades. com evolução de 22% sobre 2003. A estimativa de uma grande safra de grãos permitiu a venda de 1.310 colheitadeiras, com evolução de 57%. As exportações, com alta de 88%, somaram 4.265 unidades. Destas, 1.074 foram colheitadeiras.

Um alívio
O reinício das importações de carne bovina, sem osso e de animais com menos de 30 meses, dos EUA pelo México animou os norte-americanos. O México é um dos grandes parceiros dos EUA, e essa atitude pode motivar outros a fazer o mesmo -50 países interromperam as compras de carne dos EUA após o caso de vaca louca.

Menos açúcar, mais consumo
A ISO (Organização Internacional do Açúcar) prevê um superávit de 614 mil toneladas na safra 2003/4. A produção mundial deverá ficar em 146,6 milhões de toneladas, abaixo dos 149 milhões de 2002/3. Já o consumo sobe para 146 milhões de toneladas, contra 142 milhões no ano anterior.

Subsídio agrícola chinês
A China destinará US$ 1,2 bilhão de subsídio para elevar a produção interna e combater os preços elevados das commodities.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado Financeiro: Dólar interrompe quedas e fecha estável
Próximo Texto: Retomada?: Indústria de SP volta a crescer após 2 meses
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.