São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de veículos cai 11,3% em fevereiro

DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de veículos novos caiu 11,3% em fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Foram vendidas 104,8 mil veículos em fevereiro, o menor número desde agosto do ano passado.
A entidade, porém, diz que o resultado não representa indícios de uma crise e que haverá um crescimento das vendas no acumulado do ano acima do crescimento do PIB. A queda nas vendas foi ocasionada, segundo a Anfavea, porque fevereiro foi um mês com poucos dias úteis. Além disso, as vendas no início do ano são historicamente menores e houve adiantamento das compras de veículos em dezembro.
Esse adiantamento teria ocorrido porque os consumidores quiseram evitar o aumento de preços que veio com o fim do compromisso das montadoras em manter o preço dos carros por conta da redução do IPI, acordado em agosto do ano passado.
O acordo ocorreu porque as montadoras passavam por uma crise e seus pátios estavam cheios.
No período em que vigorou o IPI reduzido deveria ter ocorrido a formulação de uma política permanente de incentivo ao setor, mas, segundo analistas de mercado, não houve consenso entre empresas e governo, entre empresas e trabalhadores das montadoras e entre as próprias empresas para a elaboração de uma proposta fechada.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, a integração das demandas dos setores envolvidos numa política industrial sem perder arrecadação não tem prazo para ser concluída.


Texto Anterior: Fiesp vai sugerir isenção de tributos
Próximo Texto: Trabalho: Parcela de mulheres no mercado é recorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.