São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Desemprego feminino também é o maior

Parcela de mulheres no mercado é recorde

DA REPORTAGEM LOCAL

A taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho em 2003 foi a maior em 19 anos na região metropolitana de São Paulo. O desemprego feminino também foi recorde.
É o que mostra pesquisa divulgada ontem pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
Segundo os dados da entidade, 55,1% das mulheres em idade ativa (acima de dez anos) faziam parte da PEA (população economicamente ativa) em 2003. Dessas, 23,1% estavam desempregadas.
Por taxa de participação, entenda-se o percentual de pessoas procurando emprego ou ocupadas em relação ao total da população em idade ativa.
Segundo a gerente de análises da Seade, Paula Montagner, o aumento da inserção das mulheres no mercado de trabalho está relacionado ao aumento no número de vagas em setores que empregam-nas mais.
Outra pesquisa, divulgada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos), mostra que em cinco regiões do país (Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife e Salvador) a participação das mulheres também cresceu em 2003.


Texto Anterior: Venda de veículos cai 11,3% em fevereiro
Próximo Texto: Comércio: Empresários querem o governo flexível na Alca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.