São Paulo, sábado, 05 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Miniministerial acabou ontem

Ministros vêem avanço em reunião na África

FRANCES WILLIAMS
DO "FINANCIAL TIMES"

Os ministros do comércio internacional de cerca de 30 países ricos e pobres encerraram sua reunião no Quênia ontem alegando progresso nas negociações quanto ao comércio mundial.
Peter Mandelson, comissário do Comércio Internacional da União Européia, disse que a reunião foi um passo importante para "superar a inércia e o desequilíbrio" que prevaleciam na Rodada Doha desde o ano passado.
Ele estava se referindo às preocupações quanto ao fato de que as negociações sobre os setores industriais e de serviços estivessem sendo deixadas para trás, em comparação com as negociações sobre agricultura, nas quais a União Européia está na defensiva.
Peter Allgeier, representante interino dos EUA para comércio internacional, disse que os ministros haviam fechado acordos sobre os próximos passos em todas as três áreas e que, na agricultura, parecem ter superado um obstáculo técnico que havia causado impasse nas negociações. "Foi uma reunião muito boa", disse.
Ministros e funcionários de primeiro escalão dos governos dos Estados Unidos, União Européia, Índia, Brasil, China, África do Sul e outros países africanos estavam nos três dias de negociação.
Os negociadores do comércio que integram a OMC (Organização Mundial do Comércio), em Genebra, estão tentando fechar acordos até julho sobre um anteprojeto de tratado comercial a ser apresentado aos ministros da OMC durante reunião em Hong Kong, em dezembro.
O acordo sobre a proposta abriria caminho para a conclusão da rodada de negociações antes do final de 2006. No entanto, as negociações em Genebra vêm progredindo muito devagar, e muitos países em desenvolvimento argumentam que suas preocupações não estão sendo levadas a sério sob a chamada agenda de desenvolvimento da Rodada Doha.


Tradução de Paulo Migliacci


Texto Anterior: Política monetária: Governo retoma projeto de autonomia do BC
Próximo Texto: Tecnologia: Eletrônicos têm déficit na balança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.