São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE define regras de ação conjunta contra crises

DA EFE

Os ministros de Finanças dos 27 países da União Européia acertaram princípios gerais de atuação em futuras crises financeiras, que delimitam mais claramente as responsabilidades dos organismos supervisores e melhoram os mecanismos de cooperação entre eles.
Os ministros procuram se adaptar ao novo cenário criado no setor financeiro europeu pela crescente integração das entidades e o risco cada vez maior de contágio em caso de quebra de uma instituição com atividade em vários países-membros.
Em reunião informal organizada pela presidência rotativa da UE, hoje ocupada pela Eslovênia, os ministros deram sinal verde a um documento com o qual querem melhorar a resposta comunitária em caso de crise financeira. O texto define, por um lado, as práticas para a prevenção de crises e, por outro, regras que devem ser seguidas pelas autoridades para alertar os demais países afetados, em caso de turbulência, e avaliar adequadamente o alcance do problema.
O grupo voltou a reivindicar às instituições financeiras que informem, com rapidez e em detalhes, sobre suas perdas e o grau de exposição aos ativos afetados pela crise.


Texto Anterior: BID aponta "infra-estrutura pobre" na AL
Próximo Texto: Lojas apostam em "cartão compartilhado'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.