São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gates diz que espera lançar novo Windows em 2009

Vista, de 2007, deve ter sucessor antes do previsto

DA REDAÇÃO

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, disse esperar lançar a nova versão do sistema operacional Windows -que está sendo desenvolvido com o nome Windows 7- "em algum momento do ano que vem".
Inicialmente, a Microsoft planejava realizar o lançamento apenas três anos depois da introdução do Windows Vista, em janeiro de 2007. Mal recebido no mercado, porém, o Vista deverá ter um sucessor antes do previsto.
A Microsoft planeja também atualizar com mais regularidade o software de sistema, presente na maioria dos computadores pessoais do mundo.
De acordo com uma porta-voz da empresa citada pela Reuters, Gates pretende seguir a tendência de lançar uma versão dos softwares para teste antes de oficializar o lançamento para todo o mercado.
"Estou muito animado com tudo o que o programa fará, de muitas maneiras", disse Gates em um seminário sobre filantropia empresarial realizado durante a reunião do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Miami.
"Isso acontecerá em algum momento do ano que vem, teremos uma nova versão", afirmou Gates.
Gates, que deixará suas funções cotidianas na Microsoft e passará a se dedicar aos esforços filantrópicos da Gates Foundation em junho, disse que a empresa planejava, por meio de seu orçamento de pesquisa e desenvolvimento de US$ 6 bilhões ao ano, levar os produtos operados por seu software "a outro patamar".
Ele disse que novas versões do Windows ajudariam a revolucionar os celulares e as futuras mesas de trabalho, equipadas com uma superfície de toque e tela que permitiriam aos usuários maior praticidade para utilizar o sistema.

Filantropia
Gates participou ontem da assembléia anual do BID, que tem como questão central as turbulências nos mercados financeiros internacionais. Na abertura, porém, o tema filantropia acabou roubando a cena.
Na lista de celebridades que participaram da inauguração da assembléia, estavam nomes como Shakira e Ricky Martin.
Em sua fala, Gates ressaltou que o mundo empresarial tem papel importante na redução da pobreza. "As corporações devem trabalhar com grandes instituições para ajudar aos mais pobres", disse.


Com a Reuters


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Indústria automobilística descarta "bolha" de crédito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.