São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comemorações acontecerão durante o ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi como parte da celebração do primeiro aniversário de dom João 6º no Brasil, em 13 de maio de 1808, que se criou a Impressão Régia, a primeira oficina gráfica do país.
O primeiro impresso saído dos prelos foi um livreto de 27 páginas que falava da Secretaria dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. Na mesma oficina também seria publicada posteriormente a primeira edição da "Gazeta do Rio de Janeiro", bem como o ato que elevava o Brasil à categoria de reino, a proclamação da Independência e a abolição da escravatura, entre 1.154 documentos.
Esses e outros impressos relevantes dos 200 anos da impressão no país devem ser mostrados em exposições, livros e uma série de celebrações pelo país durante todo o ano.
"Vamos incentivar promoções que valorizem a mídia impressa, a impressão de embalagens e publicitária", afirma Mário César Martins de Camargo, presidente da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica).
Um dos eventos mais importantes será a exposição itinerante dos principais impressos brasileiros, com previsão de abertura para 13 de maio. Também serão promovidos um concurso de redação entre estudantes dos ensinos médio e fundamental, oficinas e uma copa de futebol entre os trabalhadores da indústria.
As empresas do setor pretendem ainda ter presença expressiva em eventos como a Bienal do Livro, a feira Escolar 2008, a feira alemã Drupa e o Congraf (Congresso Brasileiro de Indústria Gráfica).
Para encerrar as comemorações, será lançado um selo em homenagem ao bicentenário e, como não poderia deixar de ser, no dia 17 de outubro, um livro com a história da indústria gráfica brasileira. Mais informações em www.200anos.com.br.


Texto Anterior: Futuro da área terá livros, propaganda e embalagem personalizados para leitor
Próximo Texto: Golpe: Justiça aceita denúncia na Operação Pirita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.