São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europeus decidem não mexer na taxa de juros

DA REDAÇÃO

O Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra (BC inglês) mantiveram inalteradas suas respectivas taxas de juros. Para os países que adotam o euro, os juros permanecem em anuais 3,25% pelo oitavo mês seguido. No Reino Unido, também pelo oitavo mês, a taxa fica em 4%.
Com a persistência da debilidade na atividade econômica e a volatilidade nos mercados financeiros, as autoridades monetárias européias decidiram que ainda não é a hora de arrochar o crédito.
Uma eventual elevação nos juros teria dois efeitos negativos no atual cenário de incertezas: uma queda ainda maior do mercado acionário e uma valorização do euro ante o dólar.
Nos EUA, desde dezembro, a taxa está em 1,75% ao ano, um patamar não visto desde a década de 60. A crise de credibilidade das corporações norte-americanas e os juros no chão frearam os investimentos que estrangeiros fazem nos EUA. Esse movimento já fez o dólar perde 15% de seu valor nos últimos quatro meses.
Ontem as Bolsas dos Estados Unidos não operaram devido ao feriado do Dia da Independência. Nas Europa os mercados fecharam em ligeira alta.



Texto Anterior: Brasil não precisa de ajuda, diz FMI
Próximo Texto: Fundo defende ação de BCs para segurar dólar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.