São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

Tarifas administradas pelo governo pressionaram o custo de vida em todas as fases do plano, segundo dados da Fipe

Paulistanos têm inflação de 103% no Real

ALESSANDRA KIANEK
DA REDAÇÃO

Os paulistanos tiveram, nos oito anos do Plano Real -julho de 94 a junho de 2002-, uma taxa de inflação de 103,2%, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Segundo o economista e coordenador do IPC, Heron do Carmo, a trajetória da taxa de inflação nos últimos três anos, após a desvalorização do real em 1999, é declinante. Para ele, o fato de a inflação estar caindo ano a ano é mais importante do que a questão se o governo vai ou não conseguir cumprir a meta estipulada para este ano.
O teto da meta oficial usada pelo Banco Central, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE, é de 5,5%. Para a Fipe, a inflação deve fechar este ano em 4,5%.
Na avaliação de Heron, os preços administrados pelo governo foram o único grupo que afetou a inflação em todas as fases do Real. Durante os oito anos, a maioria desses preços sofreu reajuste acima da taxa de inflação. A energia elétrica subiu 141%; a água, 151%; a gasolina, 209%; o botijão de gás, 398%; e a conta de telefone, 445%.
Em todo o período do Real, a maior taxa foi a do primeiro ano, quando os preços subiram 32,3%. A menor foi a do quinto ano, quando a taxa chegou a ser negativa em 0,5%.
No oitavo ano do Real, encerrado no mês passado, os preços registraram aumento de 5,75% -o menor desde a deflação apurada no quinto ano do plano.
Nos oito anos do Real, a cesta básica pesquisada em São Paulo pelo Procon/Dieese subiu 47,1%. No mesmo período, o aumento do salário mínimo foi de 208,7%, passando de R$ 64,79 para R$ 200.



Texto Anterior: Fundo defende ação de BCs para segurar dólar
Próximo Texto: Alta da energia faz a Fipe prever taxa maior no ano em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.