São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRIBUTOS

Empresários querem mudar sistema de taxas

Imposto é maior reclamação de pequenas empresas, diz pesquisa

FLÁVIA SANCHES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A redução da carga tributária foi a principal sugestão feita pelos empresários entrevistados no primeiro balanço dos cinco anos do Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Entre os entrevistados, 26,3% propuseram essa medida.
A pesquisa, da Secretaria da Receita Federal e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ouviu 2.000 empresários, dos quais 1.356 eram optantes do Simples. As entrevistas foram realizadas no segundo semestre de 2001 em 200 cidades grandes.
O principal benefício apontado pelos empresários optantes do sistema foi a redução da burocracia (72,9%). Apenas 13,7% dos empresários afirmaram que houve diminuição da carga tributária.
Para o presidente do Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Monampe), Ercílio Santinoni, o tributo ainda é alto.
Dentro do Simples, o microempresário paga inicialmente 3% de imposto sobre o que ganha. Se ele aumenta o faturamento, a empresa muda de faixa de cobrança de tributo.
O simples contém 12 faixas. A cada mudança, a Receita Federal acrescenta um ponto percentual aos 3% iniciais, até a terceira faixa, e 0,4 ponto percentual da 4ª até a 12ª faixa.
Santinoni afirma que os empresários querem que o valor entre cada faixa passe a ser 0,2 ponto percentual. Mesmo quem permaneceu na mesma faixa está ganhando menos porque os custos subiram em seis anos."



Texto Anterior: Distribuidoras de luz querem novo reajuste extra
Próximo Texto: Preços: Reajuste de gás será mensal, diz Petrobras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.